• Publication

Impostos corporativos no México

Date:

View PDF

Imposto da renda (ISR)

O imposto básico as empresas no México e o ISR. Segundo a legislação mexicana atual, a taxa do ISR para as pessoas jurídicas é de 30%, e uma taxa progressiva máxima de até um 35% para as pessoas físicas.

ISR adicional sobre os Dividendos

Começando em 2014, os dividendo que paguem as pessoas jurídicas residentes no México às pessoas físicas residentes no pais ou os pagos aos residentes do exterior, levarão um imposto adicional do ISR de 10%.

Isso é aplicável apenas para os dividendos gerados com utilidades a partir do ano 2014. No entanto, para poder ter o benefício de não levar um 10% do ISR pelos dividendos gerados em anos anteriores a 2014, é indispensável manter um controle adequado e segregado da Conta de Lucro Líquido Fiscal (CUFIN) gerada antes de 2014.

O seguinte exemplo servirá como ilustração da aplicação do 10% adicional de imposto: 
tabla1_impostos_corporativos_no_mexico-173848.png
Distribuição dos Lucros entre os Trabalhadores (PTU)

Segundo a Lei Federal do Trabalho, as empresas têm a obrigação de distribuir o 10% do lucro fiscal gerado no ano entre seus trabalhadores antes do 31 de Maio do ano imediato seguinte. Essa distribuição é conhecida como "Distribuição dos Lucros entre os Trabalhadores" (PTU). O calculo para determinar a PTU está regulado na Lei do Imposto da Renda.

O seguinte exemplo apresenta um cenário para calcular a PTU:
tabla2_impostos_corporativos_no_mexico-173848.png
Caso você precisar mais informação, contate-nos e o ajudaremos com muito prazer.